Page banner

#inovaLeroyMerlin

Qualidade de Vida sem Barreiras

por
Rafael Azevedo
Rafael Azevedo | 3 semanas atrás | em Lead Positive Challenge

Democratização da acessibilidade

  • A Acessibilidade é muito mais abrangente que o conceito da palavra, temos diferentes tipos de acessibilidade, não somente as de pessoas que possuem limitações físicas de mobilidade definitivas, mas também de limitações temporárias em decorrência de intervenções cirúrgicas, acidentes, doenças que necessitam de tratamentos esporádicos. A questão da Acessibilidade é uma visão mais profunda em relação a autonomia, diversidade e a necessidade, sejam em ambientes adaptados, serviços ou produtos específicos para manter uma interação saudável em todos locais de convivências das pessoas que necessitam.

Tudo em um só lugar:

  • Fazendo algumas pesquisas identificamos que não existe nenhuma loja que consiga atender de forma inclusiva a venda do projeto completo em um único local. Acreditamos que essa possa ser a oportunidade de implementação de novos produtos, trazendo inovação, conforto e autonomia para todos.
  • Criar uma nova categoria de produtos na empresa, que traga muita sugestividade através de ambientes e experimentações, gerando interesse pelo tema para os diversos nichos de mercado da acessibilidade.

Nichos de mercado que serão nosso Target:

  • Pessoas com deficiência física (cadeirantes, amputados, nanismo, etc.);
  • Pessoas com deficiência visual (cegos, baixa visão, idosos);
  •  Pessoas com deficiência intelectual;
  • Crianças e bebês;
  • Idosos (50+, 60+, 80+);
  • Pessoas com mobilidade reduzida (gravidas, pessoas com criança de colo);
  • Arquitetos e engenheiros;
  • Especialistas em acessibilidade, conforto, segurança, etc.
  • Pessoas que não se enquadram nos grupos anteriores, mas se interessam de uma forma geral por produtos diferenciados que promovam autonomia, conforto e segurança.

Steakholders

  • Dentro do escopo do projeto teremos que identificar:
  • Fornecedores especialistas na produção dessa categoria de produtos;
  • Fornecedores que se identifiquem com essa categoria de produtos, mas que não sejam especialistas, para trabalhar no desenvolvimento de novas tecnologias e inovações;
  • Fornecedores que possuem produtos dessas categorias, mas que não estão rotulados como “acessíveis”;
  • Entidades assistencialistas que ajudem no desenvolvimento de novos produtos com a experiência da rotina de seus trabalhos;

 Impacto Social da abordagem desse projeto:

 Para liderança mundial da melhoria da habitação conforme nosso CAP 2025, essa tipologia de produto está ligada a estratégia do Adeo, relatada em nossa vocação “juntos, fazer a casa dos seus sonhos se tornar realidade. “Das empresas constituídas para cliente alvo habitante /habitação que valorizam modos de vida: Habitação para idosos, portador de necessidades especiais”.

Temos a responsabilidade de sempre melhorar o lar dos nossos clientes habitantes, respeitando suas diferenças, limitações e diversidade.

A presente proposta traz uma visão inclusiva das pessoas portadoras de alguma dificuldade de mobilidade, seja definitiva ou temporária, segurança e bem-estar para idosos, crianças, gestantes, etc., pois dá a elas a oportunidade de convívio sócio-familiar sem barreiras.

Usaremos nossa vocação de grandes desenvolvedores de soluções para criar, disponibilizar e dar acesso a novas tecnologias e inovações para todos, disseminando a importância desse tema em todas as áreas de atuação.

Qual é o resultado do seu Projeto para o Grupo ADEO?

Nos tornar pioneiros na construção de uma nova categoria de produtos com apelo de inclusão através da disponibilidade de novos produtos, serviços e novas tecnologias aplicadas a mobilidade total das pessoas.

Também não podemos deixar de lado a expectativa de vida no brasileiro que vem crescendo década após década, para se ter uma ideia, ainda de acordo com o IBGE, hoje a expectativa de vida no Brasil é de 74,9 anos, um aumento de 12,4 anos em comparação à média em 1980. Segundo o IBGE, a renda mensal dessa faixa etária tem crescido significativamente. Estima-se que o rendimento dos idosos passará dos 25 bilhões de reais em 2020.

Esse cenário favorável se torna ainda mais promissor quando começamos a entender esse público e perceber que suas necessidades vão muito além de fralda geriátrica, bengalas e aparelhos auditivos.

Quem são os Membros do Time (5 membros + 1 coordenador):

RAFAEL NEVES DE AZEVEDO (Diretor Loja) - Coordenador

HUGO HENRIQUE ALVES (Gerente Comercial)

UANDERSON CORREA LUCAS (Gerente Gestão Regional)

editado em set 25, 2019 por Rafael Azevedo

WESLEY DE MELO MENDONCA 3 semanas atrás

Excelente iniciativa, temos não somente uma oportunidade de mercado como também o dever em atender as necessidades do lar de qualquer pessoa, e o portador de necessidades especiais esta incluso nisso !!!! Parabéns #euapoioestacausa

uanderson correa lucas lucas 3 semanas atrás

Esse é um mercado potencial que a LMB ainda explorou muito pouco. O projeto pode acelerar nossas vendas e, principalmente, atender uma necessidade cliente que cresce muito no país.
Abs - Centro Oeste rumo a 1bi de faturamento.

Oswaldo Reis 3 semanas atrás

Muito legal a iniciativa. Atender a todas as necessidades dos lugares é um dos objetivos da nossa marca! Contem com a loja de Natal para apoiar essa iniciativa.

Thiago Gomes 3 semanas atrás

Excelente ideia, não apenas por perceberem a necessidade de conseguirem atender a todos sem barreiras, mas também por dar a oportunidade de visibilidade a um assunto pouco abordado no varejo. Mostra o quanto vocês se preocupam em oferecer a oportunidade de todos melhorarem o seu lar.

JEÍAS FERREIRA DA SILVA 2 semanas atrás

Apoio essa ideia pois seríamos pioneiros em produtos direcionados a esse nicho de mercado.

TIAGO DUARTE 2 semanas atrás

Parabéns!!! super apoio essa perspectiva! Vamos juntos fazer dessa idéia uma ação de conscientização mundial!

JACQUELINE CAMPOI MARTINS 2 semanas atrás

Projeto muito especial!! Conseguiremos também explorar nossas vendas de serviços de instalação. Quem sabe também visita técnica de um especialista para realizar o projeto na residência do cliente? Muitos não sabem a melhor forma de adaptar e o é preciso comprar.
Parabéns!!!

YASMIN CAROLINI THOMEO 2 semanas atrás

Acredito que todos mereçam se sentir em casa dentro de cada loja Leroy Merlin! Empatia caminhando lado a lado com oportunidade de mercado. Parabéns pela inciativa!

Share