Page banner

#inovaLeroyMerlin

Inovablog

Fique ao tanto das ultimas notícias e novidades no mundo da inovação e da LEROY MERLIN.

Categorias

Liderando ao Estilo Starbucks

Postado por andre molinet (Admin) 8 meses atrás Postado em Comunidade

MATHEUS BOLO

 

Você sabia que a Starbucks sempre recebe os novos baristas com uma reunião comandada pelo gerente da loja, onde o objetivo é induzir "as primeiras impressões" nos novos funcionários?

 

Funciona da seguinte forma, a visita do novo colaborador começa com todos experimentando uma dose do café favorito do gerente daquela loja em especial, e então continua com atividades e discussões que enfatizam a importância do café para a empresa e o tipo de experiência que a Starbucks pretende causar em seus clientes.

 

Os novos contratados também são encorajados a preencher um "passaporte do café" nos primeiros 90 dias de trabalho. É uma espécie de mapa e, ao mesmo tempo, um tipo de diário que ajudará cada colaborador a experimentar todos os cafés oferecidos nas lojas Starbucks.

 

Um colaborador descreveu sua experiência da seguinte forma: "Naquele momento percebi que existiam diferentes profundidades de sabor no café, algo que desconhecia completamente. Sempre achei que o café fosse uma bebida para mantê-lo acordado quando estivesse cansado. Aquele foi o início de um verdadeiro caso de amor com o café."

 

Segundo o livro "Liderando ao Estilo Starbucks", as lideranças da empresa criam assim, uma cultura de paixão pelo produto por meio desses rituais de celebração.

 

Neste mesmo livro, é citado um pensamento de um consultor de vendas chamado Troy Harrison (e que cabe ao Starbucks em suas ações), que diz:

 

"Paixão é aquele 'algo mais' totalmente abstrato que faz surgir no cliente o interesse e a excitação por um determinado produto. O entusiasmo do cliente emerge quando os funcionários têm a necessidade de fazer com que os compradores sintam o mesmo nível e excitação que eles próprios (os vendedores) já sentem."

download_faaqcg.png
Este post tem 1 assinante

Comentários (1)

Rommel Silveira diz... 8 meses atrás

show ! experimentação e paixão essenciais para uma marca.

obrigado por compartilhar.

EFETUE O LOGIN ou CADASTRE-SE AGORA para participar da discussão
Share